Caminhada no Centro de fortaleza cobra fim da escala 6x1
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Nesta quinta-feira, dia 25, aconteceu a Marcha da Classe Trabalhadora, no Centro de Fortaleza. A mobilização foi organizada pelo Fórum das Centrais Sindicais e faz parte da jornada de lutas pelo fim da escala 6x1, com redução da jornada sem redução de salários. Os manifestantes se concentraram na Praça do Carmo, às 14h, e em seguida saíram em caminhada pelas principais ruas do Centro de Fortaleza.
A PEC do fim da escala 6x1, aprovada na Câmara Federal, encontra-se parada há um mês no Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil), está segurando a pauta e não enviou à mesma a nenhuma comissão. Alcolumbre deixa claro que seu compromisso é com os patrões e com a PEC da escala 7x0, que acaba com a CLT e permite a supressão do descanso semanal, além de facilitar a redução de direitos como férias, FGTS e 13º salário. Essa PEC da escravidão foi assinada pelo senador Cearense Eduardo Girão (Novo).
Em sua fala durante o ato, o secretário geral do Sindifort e da Intersindical, Augusto Monteiro, destacou que a Intersindical, juntamente com as entidades que constroem a central aqui no Ceará, o Fórum das Centrais, os movimentos sociais, o conjunto das entidades do movimento sindical e do movimento social, estão aqui em mais um ato pelo fim da escala 6x1 no Brasil, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário. Cresce a pressão popular nas ruas, deve crescer também a pressão popular nas redes sociais, em torno do Senado Federal brasileiro, para que a gente consiga enterrar de vez a escala 6x1 no Brasil.”
É importante lembrar que uma parcela considerável dos servidores e servidoras municipais trabalham na escala 6X1 e que sem a pressão nas ruas e nas redes, esse punhado de senadores, não vai aprovar o fim dessa escala e ainda é capaz de aprovar a PEC da escravidão. vamos botar pressão!


Comentários